
Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos. Nós do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – acreditamos nesse conceito e por isso levamos para escolas de todo o Brasil um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida.
Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos. Nós do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – acreditamos nesse conceito e por isso levamos para escolas de todo o Brasil um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COMANDO DE ENSINO DA POLICIA MILITAR
COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS
UNIDADE "NIVO DAS NEVES"

No período de 5 a 10 de dezembro de 2022, os alunos do CEPMG Nivo das Neves de Caldas Novas, pertencentes ao Grupo "Lobinhos de Selva", empreenderam viagem de estudos ao Sudeste do Estado de Minas Gerais. O foco da viagem foi visitar a EPCAR de Barbacena, o Museu da 2ª Guerra Mundial e 11º BIM localizado em São João Del Rey. Na oportunidade, nossos guerreirinhos também visitaram as cidades de Ouro Preto, Tiradentes e Mariana. Foi sem dúvida uma viagem memorável que vai ficar registrada nas vidas de cada um de nossos alunos.


A base de operações da equipe de viagem foi na cidade de Barbacena - MG. Nossos alunos ficaram hospedados no Hotel Lucape Palace e na oportunidade visitaram a EPCAR - Escola Preparatória de Cadetes do Ar. A escola militar recebe alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental II que durante três anos, realizam o Ensino Médio e ao final, os melhores classificados em várias etapas, tem acesso a AFA - Academia da Força Aérea, localizada na cidade de Pirassununga - SP para realização do Curso de Oficiais Aviadores, Combatentes e Intendentes.









A segunda etapa da Viagem de Estudos, foi realizada na cidade de São João Del Rey, onde nossos alunos visitaram o 11º BIM - Batalhão de Infantaria de Montanha -, Unidade do Exército Especializada em operações especiais em terrenos inóspitos e o Museu da 2ª Guarra Mundial e da FEB - Força Expedicionária Brasilieira - onde todos puderam ver artefatos da 2ª Guerra Mundial. Foi de São João Del Rey, que milhares de pracinhas (FEB) sairam do antigo 11 RI para lutarem na Itália.


















Na terceira etapa da Viagem de Estudos, todos os intrépidos viajantes embarcaram na Estação de Trem de São João Del Rey com destino à cidade de Tiradentes - MG. O ponto máximo desta viagem foi que ela foi feita em uma "Maria Fumaça". A estrada de ferro que liga São João Del-Rei a Tiradentes é o trecho ferroviário brasileiro mais antigo que ainda está em funcionamento.
Inaugurado em 1881, por Dom Pedro II, ele tem 12 quilômetros de extensão.
A viagem dura, aproximadamente, 40 minutos a bordo de uma Maria Fumaça, que funcionou até 1956 sendo alimentada por carvão. Agora, ela é movida a diesel. Antes de embarcar, em São João del-Rei, nossos alunos visitaram o Museu Ferroviário, que tem um acervo bem bacana com peças da antiga estação, incluindo uma das primeiras Marias Fumaças utilizadas na ferrovia.












.jpg)
A quarta etapa da viagem foi uma das mais emocionantes, pois na cidade de Mariana, nossos lobinhos conheceram a Mina da Passagem e como são corajosos, desceram com o Comandante até as profundezas da terra, em um vagonete histórico que conduzia os mineiros quando a Mina estava em operação.
Data do séc. XVIII a descoberta do ouro em Passagem. Os bandeirantes percorreram os veios d’àgua da bacia do rio Doce e atingiram o ribeirão do Carmo, no qual localizaram ouro aluvionar abundante. Subindo o ribeirão, em típica prospecção por bateia, descobriram em 1719 as jazidas primárias de Passagem. Não é possível traçar os rumos da história mundial do ouro sem falar do “Ciclo do Ouro” brasileiro. Este período, muito bem definido na história brasileira, iniciou-se em 1695 e findou por volta de 1800, quando o ouro passou a ocupar um plano secundário na economia nacional. Durante este período, a produção mundial de ouro foi de 1.421 toneladas métricas, tendo a capitania de Minas Gerais, praticamente Ouro Preto e Mariana, contribuído com 700 toneladas, ou seja, 50% do ouro produzido no período.
A descida tem mais de 300 metros e no local, nossos alunos puderam conhecer a história da mina. Nas profundezas da minha existe um lago belíssimo e de águas frias, que é usado também para a prática de mergulho de cavernas submersas.