top of page

O atendimento de qualquer profissional da área de saúde deve ter primazia, confiança e agilidade. Infelizmente isso não é o que acontece sempre. É comum observar dúvidas sobre como fazer os primeiros socorros, principalmente em vítimas de acidentes com riscos de trauma.

O suporte que enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem dão às suas vítimas em atendimento ainda há muitas falhas. Essa é a razão para muitos registros de complicações em acidentes – principalmente de origem mais trágica -, com grandes chances de deixar a vítima com sequelas.

É importante ressaltar que o destino dos feridos está nas mãos do socorrista pré-hospitalar que aplica o primeiro socorro.

 


Tendo em vista que, se devidamente aplicados, os procedimentos de resgate e salvamento em suporte básico de vida aumentam em até 80% a chance de sobrevida, o curso de Socorrista Escolar realizado pelo CEPMG Nivo das Neves, em toda sua extensão, visa ao desenvolvimento das aptidões necessárias para um atendimento eficaz à vítima.

Para a consecução deste projeto, utilizamos os mais avançados recursos didáticos e pedagógicos existentes em nosso CEPMG, com apostilas, vídeos e equipamentos variados em uso nas principais equipes de resgate e pronto atendimento de nossa região. As aulas são realizadas nas modalidades teórica e prática, sendo ministradas por profissionais da área de saúde, como médicos, psicólogos, paramédicos e socorristas.

O CSE - Curso de Socorrismo Escolar - é direcionado apenas a alunas do 9º ano do Ensino Fundamental II e tem a duração de dez (10) meses, com aulas à noite, nos contra-turnos dos alunos participantes.

DO ENSINO-APRENDIZAGEM 

Abordagem inicial Nível I: onde há a explicação e exemplificação teórica do que são os primeiros socorros, a importância desse atendimento para a sociedade em geral e também para as vítimas de acidentes, além de outras teorias fundamentais para a profissão;

Abordagem Inicial Nível II: onde o socorrista saberá quais as melhores e mais eficientes técnicas de abordagem, avaliação e socorro de uma vítima. Aprenderá também sobre técnicas de transportes e manobras para um melhor atendimento;

Abordagem Mediana Nível III: menos graves, mas não menos importantes. Esses acidentes incluem afogamento, asfixia, choques elétricos, queimaduras, entre outros. O Socorrista conseguirá compreender totalmente a sua importância para que haja um bom atendimento e socorro da vítima em situação de emergência.

Abordagem Avançada Nível IV: onde a utilização de equipamentos diversos para intervenção de emergência, uso do DEA, oxigênio e outros julgados imprescindíveis para o suporte de vida.

Abordagem Avançada Nível V: procedimentos práticos a saber:

 

  • Retirada de Vítima em Veículo (Rápida, Padrão e em Situações Adversas)

  • Imobilização de Tórax, MMII, MMSS, Pelve e Estabilização de Crânio

  • Resgate em Altura com acesso a Cordas

  • Resgate em Altura com uso de SKED

  • Resgate Veicular com uso de KED

  • Uso de KED invertido em crianças

  • Retirada Rápida Veicular com Chave de Rautek

  • Pranchamento de Vítima

  • Pranchamento de Vítima em Pé

  • Pranchamento de Vítima Sentada

  • Estudo da Cinemática do Trauma

  • Imobilização de bebê em cadeirinha veicular e outros

  • Simulados

Baixe o Projeto Aqui 

bottom of page