
Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos. Nós do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – acreditamos nesse conceito e por isso levamos para escolas de todo o Brasil um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida.
Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos. Nós do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – acreditamos nesse conceito e por isso levamos para escolas de todo o Brasil um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COMANDO DE ENSINO DA POLICIA MILITAR
COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS
UNIDADE "NIVO DAS NEVES"
SEMÁFORA
Desde o início de sua história o homem sempre buscou se comunicar e transmitir suas mensagens de maneira confiável e rápida. Os estafetas e mensageiros, a pé ou a cavalo, foram durante muito tempo a única forma disponível de comunicação à distância, embora lentos e sujeitos a "acidentes de percurso"...
A semáfora é um sistema óptico de sinalização baseado nas diversas posições que duas bandeirolas coloridas podem assumir quando empunhadas pelo transmissor. Na terminologia semafórica, cada caractere (que pode ser uma letra, um numeral ou um sinal de serviço) é representado por uma posição diferente das bandeirolas, formando, assim, um alfabeto próprio.
A semáfora é a técnica de transmissão mais barata que podemos praticar em nossas atividades. Com muito pouco dinheiro compra-se todo o material necessário para a confecção das bandeirolas. Ao contrário das torres de rádio, não há necessidade de manutenção nem de preocupação com a vida útil do equipamento e as restrições regulamentares e legislação são inexistentes! O único inconveniente da utilização da semáfora está no fato que ela é impraticável à noite!
As Bandeirolas
O único material necessário para a prática da semáfora consiste de um par de bandeirolas para cada posto de transmissão. E essas podem ser facilmente confeccionadas por sua patrulha.
As bandeirolas são tradicionalmente quadradas, divididas diagonalmente em dois triângulos coloridos.
As cores devem sempre contrastar com a cor predominante da natureza atrás do posto transmissor. Por isso é que a combinação de cores preferida são vermelho e branco, vermelho e amarelo, e preto e amarelo. Tradicionalmente a cor mais escura (vermelho ou preto) fica junto ao cabo.
O tamanho das bandeirolas deve permitir que elas sejam visíveis de longe (entre 300 e 500m pelo menos) contanto que não sejam grandes demais que cheguem a atrapalhar. Uma bandeirola de 50 cm é considerada de bom tamanho. As bandeirolas são normalmente feitas de pano e enroladas no cabo para transporte. Acontece que em situações de pouco vento as bandeirolas não são bem visíveis. Assim, costuma-se fazer também "bandeirolas duras": basta utilizar uma vareta na transversal do cabo.
A Técnica
Para praticar a semáfora, é preciso constituir equipes de transmissão (ou "postos de transmissão"), compostas de 2 ou 3 pessoas O "transmissor", responsável pela codificação dos sinais. É quem maneja as bandeirolas.
O "receptor", que decodifica a mensagem sendo recebida de outra equipe de transmissão. Deve ter sempre um binóculo à mão!
O "gravador" ou "secretário", responsável pelo registro das mensagens recebidas e das transmitidas também.
O transmissor e o receptor podem ser a mesma pessoa.
O papel do gravador durante a transmissão deve ser o de ler, letra por letra, o conteúdo da mensagem. Assim o transmissor não deve se preocupar em memorizar o texto, apenas transmitir cada letra. Antes de começar a transmissão os postos devem estabelecer suas posições de tal forma a serem facilmente vistos um pelo outro.
Não esqueça que o fundo é muito importante para uma boa visualização. Escolha sempre um posicionamento que faça o maior contraste possível. Para facilitar, comece chamando a atenção, fazendo o sinal abaixo:


Venha para mais perto

Vá para mais longe

Estamos prontos - QAP

Espaço - usado entre palavras
Entendido - QSL

Desloque a esquerda

Desloque a direita

Atenção

ALFABETO INTERNACIONAL - TRANSMISSÃO POR SEMÁFORAS

CÓDIGO INTERNACIONAL DE SINAIS - BANDEIRAS USADAS POR NAVIOS DA OTAN


O código internacional de sinais (CIS) utilizado pela navegação marítima serve de comunicação entre dois ou mais navios, podendo ser representado por código NATO, código Morse ou um conjunto de bandeiras .
O objetivo do Código Internacional de Sinais (CIS) é prover meios e significados de comunicação essencialmente relacionados a segurança de navegação e de pessoas, especialmente quando há barreiras e dificuldades entre idiomas distintos.
As letras poderão ser combinadas adquirindo outros significados.
Exemplo de alguns sinais de duas letras e seu significado:
AC - Estou a abandonar o meu navio
AN - Preciso de um médico
BR - Necessito de um helicóptero
CD - Peço assistência imeadiata
DV - Estou à deriva
EF - O SOS/MAYDAY encontra-se cancelado
FA - Pode fornecer-me a minha posição?
GW - Homem ao mar. Efectue a sua recolha
JL - Corre o risco de encalhar
NC - Estou em perigo e peço assistência imediata
PD - As suas luzes de navegação não são visíveis
PP - Mantenha-se bastante afastado de mim
QD - Estou a deslocar-me para vante
QT - Estou a deslocar-me para ré
QU - Fundear não é permitido
QX - Solicito autorização para fundear
RU - Mantenha-se afastado de mim. Estou a manobrar com dificuldade
SO - Deve parar o seu navio imediatamente
UM - O porto está fechado ao tráfego marítimo
UP - Solicito autorização para entrar o porto com urgência. Encontro-me em dificuldades
YU - Vou comunicar com a sua estação através do Código Internacional de Sinais
ZL - O seu sinal foi recebido mas não compreendido