Monitorar para avançar

AVALIAÇÃO EXPRESSA COMPROMISSO COM O DIREITO DE APRENDER E PERMITE A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS COM BASE EM EVIDÊNCIAS

O Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás – SAEGO foi criado em 2011 pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, com o objetivo não somente de fornecer dados às escolas envolvidas, mas sobretudo de garantir aos estudantes o acesso a uma educação de qualidade. Durante toda a trajetória do SAEGO, diversas escolas – tanto da rede pública estadual quanto da rede particular conveniada – beneficiaram-se dos indicadores produzidos, que possibilitaram a criação de novas estratégias e perspectivas educacionais. O SAEGO vem mantendo o mesmo desenho de avaliação desde sua criação, isto é, todo ano aplica testes de proficiência em duas disciplinas (língua portuguesa e matemática), envolvendo estudantes do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Desse modo, o sistema oferece informações relevantes sobre o ensino ofertado, identificando avanços e desafios nas redes e em cada unidade escolar.

Vale salientar que, a partir de 2015, houve um crescimento significativo na participação dos estudantes no programa de avaliação, registrando presença acima de 80% na rede estadual e acima 90% na rede particular conveniada1 . Esse reconhecimento tornou o SAEGO uma valiosa ferramenta para gestores e professores, na medida em que seus resultados têm representatividade e, portanto, auxiliam na produção de diagnósticos acerca da realidade escolar, subsidiando políticas públicas mais eficazes no âmbito educacional. Por dentro dos gráficos: proficiência média O SAEGO divulga informações que auxiliam na expansão do conhecimento sobre a aprendizagem dos estudantes, apontam possíveis caminhos a serem trilhados e reforçam uma reflexão necessária acerca das dificuldades intrínsecas de cada escola. Em outras palavras, o sistema de avaliação educacional apresenta-se como uma ferramenta útil que, nas mãos dos profissionais da educação, pode estimular ações pedagógicas e de gestão específicas para cada realidade escolar. A partir do levantamento do desempenho dos estudantes, a cultura de avaliação vem se tornando uma importante aliada na garantia do direito à educação. Nesta seção, são apresentados, em gráficos, os resultados tanto das escolas públicas estaduais quanto das escolas particulares conveniadas, no período compreendido entre 2011 e 2016. Analisá-los em conjunto, contudo, requer cautela, uma vez que as escolas pertencem a dois segmentos distintos. O intuito aqui é verificar o progresso das redes e não estabelecer comparações entre elas.

RESULTADOS GERAIS 

CEPMG NIVO DAS NEVES

saego5.png
saego8.png
saego11.png
saego14.png

CEPMG NN

Escola de Civismo e Cidadania

Colégio Militar

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon