
Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos. Nós do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – acreditamos nesse conceito e por isso levamos para escolas de todo o Brasil um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida.
Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos. Nós do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – acreditamos nesse conceito e por isso levamos para escolas de todo o Brasil um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COMANDO DE ENSINO DA POLICIA MILITAR
COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS
UNIDADE "NIVO DAS NEVES"














O Grupo " Lobinhos de Selva, também denominado JUNGLE SCOUTS TROOPERS, engloba cinco tropas de Lobinhos, "Lobo Guará", "Jaguatirica", "Tamanduá Bandeira" , Raposa e Tatu Bola, animais estes que se fazem presentes no cerrado e florestas da região centro-oeste do Brasil, em especial no Estado de Goiás.
Nosso grupo difere dos Escoteiros Tradicionais, porque atua de forma sistemática nas ações de defesa civil e fraternais específicas, participando ainda de atividades de selva, tais como acampamentos militares, cursos de orientação, navegação e sobrevivência, atividades de salvamento em altura e em locais de difícil acesso, dentre outros.
Outras atividades complexas como Rapeis, lepares, commandos (exercícios) de solo e elevados, manuseio de animais peçonhentos e interação com animais e plantas de nossa fauna e flora silvestre, são ainda executadas pelo grupo que possui no seu quadro de instrutores e monitores, militares de todas as forças de segurança nacional, em todos os postos e graduações, da reserva e da ativa, que, de forma brilhante, contribuem para o preparo e condicionamento de nossos alunos, dentro de uma atividade responsável e saudável.
O fomento ao companheirismo, a disciplina e hierarquia, a ética e a moral, o civismo e o patriotismo, aliados a sabedoria e intelectualidade de todos os participantes nas mais variadas esferas - militares, instrutores e monitores, pais e alunos - vem contribuindo de forma positiva para o sucesso do grupo.
Todas as atividades são desenvolvidas nos períodos pré-determinados, e são acompanhadas por professores específicos das áreas de Química, Física, Biologia, Geografia e História, sendo que esta interação multidisciplinar em muito contribui para o aprimoramento de nossos alunos. O ambiente escolhido para tal atividade é o Parque Estadual da Serra de Caldas – Pescan, localizado no perímetro rural da cidade de Caldas Novas, local com uma biodiversidade exuberante, o que proporciona aos integrantes do projeto, as condições acadêmicas e científicas necessárias para a aplicação da propositura.
No apoio do grupo estão ainda Militares do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e são empregados na atividade, equipamentos diversos e tecnológicos para aplicação da instrução de selva, tais como GPS, Bússolas, Binóculos infravermelhos e comuns, Telescópio Toya 201 mm para observação dos astros à noite, rádios de comunicações militares, códigos militares, projetores de multimídia, bem como toda logística militar e educacional que em muito contribui para o sucesso da aplicabilidade.
Fazem parte do grupo, alunos do Ensino Fundamental II – 6º aos 9º anos, todos voluntários e que preenchem os seguintes requisitos basilares:
- Atingir a média da escola no bimestre letivo
- Não possuir faltas escolares
- Não possuir passagem na Coordenação Disciplinar por qualquer ato de indisciplina
- Não faltar a nenhum trabalho escolar
1. Funções do Grupo
-
Atuar como orientadores na preservação ambiental como um todo;
-
Atuar nas ações de defesa civil quando convocados;
-
Apoiar as agências de Vigilância Sanitária e de saúde no combate a doenças e pragas tropicais – Dengue, Zika, etc;
-
Participar dos acampamentos promovidos pelo grupo com apoio do Exército Brasileiro - 23ª Cia E Cmb de Ipameri;
-
Participar de ações ambientais controladas pelos órgão estaduais na região, em especial as que tiverem como foco o Lago Corumbá e mananciais de nossa região;
-
Atuarem como orientadores e Guias de Selva nos projetos ambientais desenvolvidos no Parque Estadual da Serra de Caldas - PESCAN;
-
Propor sugestões no projeto da Escola, visando uma melhor performance nos resultados a serem atingidos.
2. Critérios Para a Formação do Grupo
-
Estudar no CEPMG Nivo das Neves;
-
Estar disponível nos contra turnos, finais de semana e feriados prolongados;
-
Possuir boa condição física e boa saúde;
-
Participar de todos os cursos e estágios promovidos pelas Instituições Militares;
-
Possuir idade entre 12 e 16 anos;
-
Possuir conduta disciplinar invejável dentro e fora da Escola;
Para se inteirar na íntegra do Projeto, baixe o arquivo.
Baixe aqui o arquivo do Projeto "Lobinhos de Selva"



