
Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos. Nós do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – acreditamos nesse conceito e por isso levamos para escolas de todo o Brasil um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida.
Você não pode mudar o que sente, mas pode aprender o que fazer com seus sentimentos. Nós do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – acreditamos nesse conceito e por isso levamos para escolas de todo o Brasil um programa de educação socioemocional que ajuda estudantes a conhecerem seus sentimentos e a desenvolverem habilidades para a vida.

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COMANDO DE ENSINO DA POLICIA MILITAR
COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS
UNIDADE "NIVO DAS NEVES"
GRUPO DE EXPLORADORES DE SELVA “JUNGLE SCOUTS TROOPERS"
O Grupo , foi instituído com a finalidade de proporcionar aos Alunos , a possibilidade de participarem de atividades práticas e teóricas relacionadas ao meio ambiente sustentável. Estas atividades totalmente supervisionadas, visam de uma forma geral, proporcionar aos nossos alunos, uma interação positiva com a fauna e flora de um bioma específico, em particular o Cerrado e florestas tropicais, tipos de vegetações mais comuns no território brasileiro. Outro ponto primordial, é o fomento às atividades cívicas e Patrióticas. Todos os alunos participantes devem preservar a cidadania e o amor à Pátria, como reguladores primazes da vida em sociedade. O respeito e admiração pelos nossos símbolos nacionais, pelas nossas Forças Armadas e demais órgãos de segurança e autoridades devidamente constituídas em nossos cenários Político e Social, é fundamental para que nossos alunos entendam o conceito de ordem e legalidade como norteadores da vida e da conduta humana.
INGRESSO NO GRUPO______________________________________________________________________________
Para ingressar no grupo, os candidatos devem fazer parte do quadro regular de alunos dos CEPMG, devendo ainda observar os seguintes critérios:
- Ter idade entre 11 e 15 anos
- Possuir autorização dos pais e/ou responsáveis
- Passar por exames médicos preliminares para se atestar boa saúde física e mental
- Possuir disciplina invejável dentro da Instituição e série/ano respectivos
- Realizar todas as atividades escolares determinadas
- Possuir média mínima de sete (7,0) em todas as matérias escolares
- Não faltar às aulas
- Não chegar atrasado para às aulas, obedecendo-se o horário de entrada no Colégio
- Ser sempre voluntário para as atividades cívicas e de cunho social e fraternal
- Ser companheiro e leal, fiel aos princípios de nossa Nação.
Título do Site


O Grupo, por sua constituição social e fraternal, não possui vinculação com arrecadações financeiras de qualquer natureza, sendo a participação voluntária e sem ônus para seus integrantes. Deve o Scout, primar-se pelas 10 máximas reguladoras da atividade, a saber:
1. Ser solidário e disciplinado para com seus pais e professores
2. Respeitar os idosos, crianças, gestantes e portadores de deficiências de qualquer natureza
3. Praticar pelo menos uma boa ação por mês, de cunho meritório, que envolva a escola e a sociedade
4. Cultuar a Moral e a ética como princípios norteadores da conduta humana
5. Amar seu país, cultuando o civismo e o patriotismo como qualidades de todo bom cidadão
6. Entender os princípios da hierarquia e da disciplina consciente e interativa
7. Ser humilde em seus atos e incisivo em suas ações, não dendo jamais cultuar a soberba, a inveja e outros vícios que aviltam a alma
8. Agir sempre baseado na razão e nunca pela emoção
9. Obedecer as leis vigentes, dentro do estado democrático de direito imperante em nossa Nação
10. Praticar a liderança de forma humilde, inteligente e visionária, qualidades do líder moderno

O Lobo Guará ( chrysocyon Brachyurus ), é uma espécie de canídeo endêmico na América do Sul, em especial no Brasil. Pode atingir entre 20 e 30 kg de peso e altura máxima de 90 centímetros. É considerado um animal crepuscular e onívoro com importante papel na dispersão de sementes de frutos do cerrado, principalmente a lobeira - solanum lycocarpum.
Solitário, os territórios são divididos entre um casal, sendo esta área muito ampla, podendo atingir mais de 100 Km quadrados. A gestação dos filhotes, que pode ser mais de um, dura cerca de 65 dias.
Encontra-se na lista de animais da fauna silvestre ameaçados de extinção, sendo portanto, protegido pelos órgãos ambientais, em especial pelo IBAMA e Batalhão Ambiental da Polícia Militar.
O Lobo Guará comunica-se através de sons parecidos com latidos e pela marcação do cheiro na região de domínio. É o símbolo da preservação de nosso cerrado e do Grupo "Jungle Scouts".

A jaguatirica (nome científico: Leopardus pardalis) é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Leopardus. São reconhecidas 10 subespécies, e o gato-maracajá (L. wiedii) é a espécie mais próxima da jaguatirica. Ocorre desde o sul dos Estados Unidos até ao norte da Argentina, mas já foi extinta em algumas regiões de sua distribuição geográfica. Habita todos os tipos de ambiente ao longo de sua distribuição geográfica, até cerca de 1200 m de altitude.
É um felídeo de porte médio, com 72,6 a 100 cm de comprimento e peso entre 7 e 15,5 kg. O padrão de coloração da pelagem é muito semelhante ao do gato-maracajá (L. wiedii), mas a jaguatirica é maior e possui a cauda mais curta. É um animal solitário, noturno, territorial e os machos possuem territórios que se sobrepõem sobre os de várias fêmeas. Alimenta-se principalmente de roedores, mas também de animais de porte maior como ungulados, répteis, aves e peixes. Caça à noite, formando emboscadas. Alcança a maturidade sexual entre 26 e 28 meses de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente um filhote por vez, com cerca de 250 g. Geralmente, filhotes nascem a cada 2 anos. Em cativeiro, a jaguatirica pode viver até 20 anos, o dobro da sua longevidade no estado selvagem.

O tamanduá-bandeira (nome científico: Myrmecophaga tridactyla), também chamado iurumi, jurumim, tamanduá-açu, tamanduá-cavalo, papa-formigas-gigante e urso-formigueiro-gigante, é um mamífero xenartro da família dos mirmecofagídeos, encontrado na América Central e na América do Sul. É a maior das quatro espécies de tamanduás e, junto com as preguiças, está incluído na ordem Pilosa. Tem hábito predominantemente terrestre, diferente de seus parentes próximos, o tamanduá-mirim e o tamanduaí, que são arborícolas. O animal mede entre 1,8 e 2,1 metros de comprimento e pesa até 41 kg. É facilmente reconhecido pelo seu focinho longo e padrão característico de pelagem. Possui longas garras nos dedos das patas anteriores, o que faz com que ande com uma postura nodopedálica. O aparelho bucal é adaptado a sua dieta especializada em formigas e cupins, mas em cativeiro ele pode ser alimentado com carne moída, ovos e ração, por exemplo. A longa pelagem o predispõe a ser parasitado por ectoparasitas, como carrapatos.
É encontrado em diversos tipos de ambientes, desde savanas a florestas. Prefere forragear em ambientes abertos, mas utiliza florestas e áreas mais úmidas para descansar e regular a temperatura corporal. É capaz de nadar em rios amplos. . Se alimenta principalmente de formigas e cupins, utilizando suas garras para cavar e a língua para coletar os insetos.

Raposas são pequenos a médios mamíferos onívoros pertencentes a vários gêneros da família Canidae. As raposas têm o crânio achatado, orelhas triangulares verticais, focinho pontiagudo e ligeiramente arrebitado e uma cauda longa e espessa.
Doze espécies pertencem ao grupo monofilético de "raposas verdadeiras" do gênero Vulpes. Aproximadamente outras 25 espécies atuais ou extintas são parte do grupo parafilético das raposas sul-americanas ou do grupo periférico, que consiste na raposa-orelhas-de-morcego, raposa-cinzenta e raposa-das-ilhas.
Raposas são onívoras. Sua dieta é composta principalmente de invertebrados, como insetos, e pequenos vertebrados, como répteis e pássaros. Eles também podem comer ovos e vegetação. Muitas espécies são predadores generalistas, mas algumas (como a cachorro-do-mato) têm dietas mais especializadas. A maioria das espécies de raposas consomem cerca de 1 kg de comida todos os dias. Raposas armazenam excesso de comida, enterrando-a para consumo posterior, geralmente sob as folhas, neve ou solo.

Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cingulata
Família: Dasypodidae
Espécie: Tolypeutes tricinctus, (Linnaeus, 1758)
O tatu-bola, também conhecido como tatu-apara, bola, bolinha, tranquinha ou tatu-bola-do-nordeste, é a menor e menos conhecida espécie de tatu do Brasil. De todas as espécies de tatu do país, é a única endêmica (que ocorre só nesse local).
Possui distribuição geográfica muito restrita, ocorrendo somente na Caatinga e no Cerrado. A espécie já foi registrada em 12 estados brasileiros diferentes - Bahia, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Esse animal, de aproximadamente 50 cm e 1,2 kg, apresenta como uma das principais características a capacidade de se fechar na forma de uma bola ao se sentir ameaçado, o que protege as partes moles de seu corpo contra o ataque de predadores. Essa capacidade foi o que deu origem ao seu nome popular. Distingue-se também pela presença de cinco unhas nas patas anteriores, principal diferença entre Tolypeutes tricinctus e a outra espécie do mesmo gênero, a T. matacus.
REGRAS INTERNACIONAIS DO JUNGLE SCOUT
- O Scout deve ter uma só palavra, sua honra vale mais que sua própria vida
- O Scout deve primar-se sempre pela lealdade à Pátria, à Família e aos seus colegas Scouts
- O Scout deve sempre ajudar o próximo e praticar boas ações em todas as esferas sociais
- O Scout deve sempre ser cortês, solidário, fraternal e amigo
- O Scout deve sempre ser amigo dos animais e das plantas, preservando o meio ambiente de forma sustentável
- O Scout deve sempre ser econômico e respeitoso com os bens alheios
- O Scout deve sempre ser alegre e sorrir diante das dificuldades
- O Scout deve sempre ser obediente e disciplinado
- O Scout deve sempre estar limpo de corpo e alma
- O Scout deve sempre ouvir os scouts mais velhos
- O Scout deve sempre amar o próximo e pensar primeiramente nos outros scouts
- O Scout deve sempre dizer a verdade, mesmo se isto trouxer sérias consequências à sua vida
- O Scout deve abster-se de conflitos políticos, sociais, raciais e religiosos, devendo respeitar todas as formas de pensamento
- O Scout deve sempre contribuir com as forças de segurança interna e externa do país
- O Scout deve sempre afastar-se das drogas e demais substâncias que causam dependência e alterações do humor e comportamento
- O Scout deve cultuar a Bandeira Nacional, o Hino Nacional e demais símbolos de nossa Pátria
- O Scout deve amar a Deus sobre todas as coisas tendo o mesmo como seu Comandante maior.
-