info8.png

PROJETO DE INFORMÁTICA 

 

Introdução

O CEPMG Nivo das Neves, possui um projeto inovador na área de tecnologias aplicadas a Informação como um todo. Neste modelo globalizado, necessário se faz que nossos alunos possam ter contato direto com o que há de mais moderno na área de informática. Possuímos um laboratório equipado com computadores modernos e funcionais e professores do mais alto nível. 

Objetivo Geral

Familiarizar o aluno com noções e conceitos básicos em informática, bem como possibilitá-lo desenvolver habilidades na utilização de softwares aplicativos e utilitários livres que possam ser úteis como ferramentas de trabalho em seu cotidiano, sua vida acadêmica e profissional.

Competências a Serem Desenvolvidas

1. Compreender os princípios de funcionamento e as características técnicas de computadores e periféricos;

 

2. Conhecer e utilizar estratégias de edição de texto;

 

3. Criar, formatar e imprimir textos, ilustrando com figuras e tabelas;

 

4. Organizar, criar e gerenciar mala direta; 

 

5. Empregar os recursos dos ambientes virtuais e mídias sociais (correioeletrônico, fórum, listas, messenger) para aprendizagem e troca de experiências;

 

6. Utilizar recursos da informática para facilitar tarefas do seu dia-a-dia; 

 

7. Utilizar os recursos da planilha eletrônica para criar, formatar e imprimir tabelas de cálculos financeiros, permitindo a geração de gráficos diversos a partir das tabelas desenvolvidas bem como, para a execução de funções para cálculos matemáticos e estatísticos;

 

8. Criar, formatar e imprimir apresentações de slides utilizando os recursos desse aplicativo; 

 

9. Navegar na internet, para a realizar pesquisas, criar e utilizar e-mails, participar em grupos sociais, enviar e receber mensagens eletrônicas por meio da internet, com agilidade e segurança; 

 

10.Reconhecer os erros e as dificuldades como elementos oportunos para a aprendizagem; 

 

11.Desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico, utilizando recursos da informática para facilitar tarefas.  Usar o computador de forma segura, identificando conteúdo indevido ou que seja de má fé, ou seja, que tente enganar o usuário para que o mesmo passe informações pessoais ou instale programas chamados ‘malwares’ no computador. 

Metodologia

Para aproximarmos o aluno do universo da Informática, serão aplicados conteúdos contextualizados, num processo de construção de conhecimentos, ampliação de informações e sistematização de reflexões por meio da produção de textos significativos à vida dos alunos, no computador, visando, assim, estimular o aluno a buscar no seu universo os conhecimentos empíricos acerca das questões discutidas em cada encontro, compartilhando com o grupo seu saber, construindo e fortalecendo as relações cooperativas no grupo, além da compreensão e assimilação dos conteúdos, consolidando a aprendizagem individual com base na produção coletiva. Este processo favorece a tomada de consciência do mundo que o cerca aumentando circunstancialmente as condições de inserção futura no mundo do trabalho e a consequente elevação dos seus níveis de qualidade de vida.

 

A metodologia de problematização, organização e sistematização do conhecimento será empregada para a construção das competências. As estratégias pedagógicas desenvolvidas serão realizadas em sala de aula, em diferentes situações de aprendizagem, buscando a mobilização de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e afetivas, envolvendo observação, atividades práticas, teóricas e exercícios individuais e em duplas. Portanto, a metodologia deverá estimular a constante busca de informações pelos alunos e os meios de acesso a essas informações deverão ser viabilizados pela Instituição. 

Abrangência

O curso de informática moderna, é direcionado a alunos do ensino fundamental II e Ensino Médio, sendo realizado nos contra turnos de aulas e em casos excepcionais, no período noturno, com aulas de segundas às sextas-feiras. As aulas terão duração de 60 minutos cada.

Conteúdo Programático

1. Ensino Fundamental

    Utilização de aplicativos ( Word, Excell, Power Point, Fotoshop, Windows, etc)

    Noções de montagem e desmontagem de computadores

    Configurações de redes, instalação de aplicativos e periféricos

    Uso da Internet de modo geral

2. Ensino Médio

    Matemática aplicada a Computação

    Construção de algoritmos

    Montagem de um fluxograma

    Construção de sites

    Linguagens aplicadas de baixo e médio nível ( Java, PHP, etc)

Avaliação Sistematizada

Durante todo o processo de ensino-aprendizagem, os alunos participantes serão submetidos a avaliações para a verificação da aprendizagem significativa que o projeto requer.