O que é o corona virus ?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1...

COMO PREVENIR?

Devem ser adotadas por todos, a fim de se evitar a contaminação e transmissão do vírus:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente antes de ingerir alimentos, após utilizar transportes públicos, visitar locais com grande fluxo de pessoas como mercados, shopping, cinemas, etc, e após tossir ou espirrar. Se não tiver acesso à água e sabão, use álcool em gel a 70%.

– Não compartilhar objetos de uso pessoal.

– Evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam higienizadas.

– Proteger a boca e o nariz com um lenço de papel (descarte logo após o uso) ou com o braço ao tossir ou espirrar. Evite usar as mãos. E se usar, lembre de lavar bem com água e sabão.

– Sobre o uso de máscaras: no momento, não há recomendação para o seu uso pela população geral, mas apenas para quem estiver com suspeita da infecção pelo COVID-19.

As medidas de saúde para proteção e controle da infecção humana pelo Covid-19 estão sendo construídas à medida que a Organização Mundial de Saúde consolida as informações recebidas dos países afetados e novas evidências técnicas e científicas são publicadas.

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

Evite aglomerações se estiver doente.

Mantenha os ambientes bem ventilados.

Não compartilhe objetos pessoais.

COMO SE TRANSMITE?

A transmissão ocorre através de contato próximo com pessoas infectadas por meio do espirro, tosse, catarro, gotículas de saliva, contato físico e contato com superfícies contaminadas.

PRINCIPAIS SINTOMAS

RECOMENDAÇÕES GERAIS

Entre os mais jovens, as entidades científicas e médicas já observaram que o novo coronavírus tem um baixo poder letal. Até os 39 anos, a taxa de mortalidade é de 0,2%, porém, esse percentual chega 14,8% entre os idosos, de acordo com um estudo realizado em fevereiro pelo Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (CCDC).

Isso acontece por conta da baixa imunidade desse último grupo de pessoas, considerado um dos mais vulneráveis às complicações decorrentes do vírus. Além dos idosos, pessoas com doenças crônicas graves, imunodeprimidas e pacientes oncológicos também fazem parte do grupo de risco.

Embora as recomendações de prevenção do coronavírus sejam universais, ou seja, as mesmas para qualquer idade e condição de saúde, existem alguns conselhos direcionados especialmente para pessoas acima dos 60 anos, suas famílias e cuidadores.

Os idosos que já possuem outras enfermidades devem mantê-las sob controle para não ficarem mais suscetíveis a uma nova infecção. Eles também devem evitar multidões, especialmente em locais fechados. O ideal é que nossos idosos fiquem em casa até essa pandemia passar.

CEPMG NN

Escola de Civismo e Cidadania

Colégio Militar

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon