GRUPOS DE EXPLORADORES DE SELVA
RAPOSA AMARELA
G.E.S 4
raposa3.jpg
1º Pelotão

Ana Garcia

Geovana Dias

Carlos Gonzaga

João Peres

Manuela Godoy

Nicolly Cunha

Juscelino Marim

 

Heitor Miranda

Maria Sato

Maria Souza

José  Baia

Paulo Guerreiro

Pedro Oliveira

Pedro Tavares

Vitor Rezende

2º Pelotão
raposa3.jpg
RAPOSA AMARELA

As raposas são animais mamíferos e onívoros pertencentes à família Canidae. São vulpídeos de porte médio, caracterizados por um focinho comprido e uma cauda longa e peluda. Também apresentam como particularidade suas pupilas ovais, semelhantes às pupilas verticais dos felídeos.

De cerca de 40 espécies reconhecidas como raposas, somente 12 pertencem ao gênero Vulpes das "raposas verdadeiras", do qual a raposa vermelha é a mais comum.

As raposas sul-americanas, embora sejam canídeos, não pertencem ao gênero Vulpes. Por essa razão, biologicamente, são consideradas "falsas raposas". Seu gênero é denominado Pseudalopex (pseud = falso // alopex = raposa). O nome popular foi atribuído às raposas por sua semelhança tanto física quanto comportamental com as raposas do hemisfério Norte.Existe mais de 30 espécies diferentes de raposa.

As raposas são caçadoras oportunistas e apanham suas presas vivas. A técnica de caça mais comum, aprimorada desde a juventude, é pular sobre a presa para matá-la rapidamente.  O excesso de alimento é armazenado pela raposa para consumo posterior, geralmente enterrado no solo, sob folhas ou sob a neve. Por caçarem apenas o suficiente para alimentar um animal, as raposas são predadoras solitárias e não se reúnem em grupos.