top of page

CROWN SIMPLES

Exercício de alto grau de dificuldade, onde o Lobinho deve progredir sobre uma única corda de sisal de quinze metros de comprimento e  5 metros de altura, usando apenas a força de uma das mãos   como apoio e a outra como tração. 

1

CROWN DUPLO

Exercício de alto grau de dificuldade, onde o Lobinho deve progredir sobre duas cordas de sisal dispostas paralelamente ao terreno,  com quinze metros de comprimento e  5 metros de altura, usando a força das mãos e braços. É considerado o Commando mais difícil de todos.

2

FALSA BAIANA

Exercício de médio grau de dificuldade, onde o Lobinho deve progredir - deslizar - segurando uma corda de sisal acima da cabeça e apoiado sobre um cabo de aço tensionado por  um tiffor, commando com 15 metros de distância e até 6 metros de altura.

3

PREGUIÇA - SLOT

Exercício de médio grau de dificuldade, onde o Lobinho deve progredir pendurado sob  uma corda de sisal de 15 metros, a 3 metros do solo, usando a força das mãos para o deslocamento e com os pés trançados e apoiados na corda.

4

LEPAR  - CROWN  UP

Exercício de fácil grau de dificuldade, onde o Lobinho deve subir um paredão  inclinado de 75 graus segurando uma  corda de sisal de 20 metros, usando a força das mãos e braços para a escalada.

5

GRADE TERRESTRE

Exercício de difícil grau de dificuldade, onde o Lobinho deve rastejar pelo primeiro processo cerca de 10 metros sob uma grade de cordas trançadas e coberta por pedaços de vegetação. 

6

GRADE  AQUÁTICA

Exercício de fácil  grau de dificuldade, onde o Lobinho deve rastejar por um curso de água corrente cerca de vinte metros  sob uma grade de cordas trançadas desviando-se de pedras e demais obstáculos.

7

RAPEL PROFISSIONAL

Exercício de complexo  grau de dificuldade, onde o Lobinho deve descer de montanhas e paredões usando todos os equipamentos e técnicas de rapel profissional, em alturas que variam de 10 a 50 metros. As inclinações variam de 90 a 75 graus.

8

PROGRESSÃO EM CAVERNAS

Exercício de fácil  grau de dificuldade, onde o Lobinho deve transpor um túnel do interior de uma caverna com 15 metros em curva, rastejando, caverna esta habitada por aranhas caranguejeiras e morcegos silvestres.

9

MANEABILIDADE NA ÁGUA

Exercício de fácil  grau de dificuldade, onde o Lobinho deve progredir em um curso de água, contra a correnteza, em grupos de 10 QLB , supervisionado por monitores. 

10

PATRULHAS DIURNAS

Exercício de fácil  grau de dificuldade, onde o Lobinho deve progredir em grupos devidamente comandados, com bússola, GPS e Carta Topográfica, durante o dia, sob condições sensíveis ( fumaça, vegetação, etc).

11

PATRULHAS NOTURNAS

Exercício de fácil  grau de dificuldade, onde o Lobinho deve progredir em grupos devidamente comandados, com bússola, GPS, Carta Topográfica, lanternas e sinalizadores, a noite. Os grupos utilizam também óculos infravermelhos.

12

CONTROLE DO MEDO

Os Lobinhos participam de exercícios noturno de controle do medo, atvidades que preparam o QLB para agirem sempre com a razão e nunca com a emoção. A confiança nos instrutores é fundamental para o sucesso desta atividade mental.

13

TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA

Os Lobinhos aprendem as mais variadas técnicas de sobrevivência: extração de água da natureza , construção de purificadores de água, confecção de bússolas naturais, confecção de repelentes, confecção de fogo, orientação pelo sol, estrelas, constelações, pelas plantas e insetos, uso de  azimutes e contra-azimutes, plantas comestíveis e venenosas, etc

14

ATIVIDADES DE DESTREZA

Os Lobinhos participam de atividades de destreza, força e inteligência, tais como: cabo de guerra, pega porco, localização de pistas, palestras com biólogos, especialistas ambientais, policiais, militares das Forças Armadas, professores das mais variadas áreas.

15

GRADE VERTICAL - AIR GRID

Nesta atividade, os Lobinhos devem galgar uma grade de cordas de sisal com junções paralelas, e no topo, devem transpor a grade para o outro lado. Commando de alto grau de dificuldade, exige força e coordenação motora para sua realização.

16

CABO SUBMERSO

Nesta atividade, os Lobinhos devem deslizar sobre um cabo de sisal de 20 metros montado vinte centímetros sob a água. Neste exercício  de médio grau de dificuldade, o QLB não pode afundar, devendo manter o controle do corpo na superfíce. 

17

TEIA DE ARANHA

Nesta atividade, os Lobinhos devem transpor uma teia de cordas entrelaçadas posicionadas a dois metros de altura. O exercício possui um grau de dificuldade alto e os QLB devem deslizar deitados, de peito, sobre o emaranhado de cordas.

18

CIPÓ DO MACACO

Nesta atividade, os Lobinhos devem tentar subir por uma corda de sisal posicionada totalmente na vertical, a um metro do solo, com oito metros de altura. A corda está divida em nós a cada metro de sua extensão e o exercício é de altíssimo grau de dificuldade.

19

RESGATE EM ALTURA

Nesta atividade, os Lobinhos participam das instruções práticas de resgate de acidentados em altura, com a utilização de equipamentos de última geração para socorrismo. Esta atividade faz parte da grade de aprendizado dos QLB e não possui grau de dificuldade.

20