ARCO & FLECHA

Poucos esportes se ligam tão estreitamente à história da humanidade como o arco e flecha, ou tiro com arco, arma tradicional durante séculos para a caça e a guerra. 

A regulamentação da prática do arco e flecha como atividade esportiva se deu na primeira metade do século XIX. Mas seu uso remonta à idade da pedra e, na antiguidade, alcançou grande desenvolvimento. Depois de um intenso emprego desses instrumentos no período medieval, a invenção da pólvora fez com que os arcos desaparecessem paulatinamente dos campos de batalha e que seu emprego com fins desportivos e de entretenimento ganhasse crescente importância. O tiro com arco, prova olímpica de 1900 a 1920, foi, após vários anos de supressão, reintroduzido nos jogos em 1972. 

O arco utilizado nas competições esportivas costuma ser de aço ou de composições de fibra, plástico e madeira. Suas dimensões variam: os arcos mais compridos caracterizam-se pela estabilidade, enquanto os mais curtos oferecem a vantagem de dispararem flechas mais rápidas. 

Os arcos empregados nas competições masculinas medem de 1,73m a 1,83m, enquanto os usados por mulheres têm de 1,50m a 1,68m. O cânhamo é o material mais apropriado para a confecção das cordas. As flechas são fabricadas tanto com ligas de alumínio como com madeira de abeto, pinho da Noruega etc; têm ponteira de aço e medem entre 60 e 79 centímetros, com peso máximo de 28g. 

 

Ao atirar, o arqueiro pode contar com a ajuda de uma mira, assim como de marcas diferentes de orientação. O alvo, geralmente feito de palha torcida ou cordas, é fixo, e apresenta na face externa uma superfície de papel ou de lona. Seu diâmetro é de oitenta centímetros para os tiros disparados a menos de cinqüenta metros de distância, e de 122cm para os executados de distâncias superiores. Cada alvo se divide em dez zonas concêntricas, numeradas de um a dez da exterior à central, que definem a pontuação do atirador. Nas provas organizadas pela Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA), o arqueiro realiza 144 disparos, com 12 séries de três flechas para cada uma das quatro distâncias regulamentares (noventa, setenta, cinqüenta e trinta metros nas competições masculinas, e setenta, sessenta, cinqüenta e trinta metros nas femininas). A pontuação se obtém pela soma dos resultados de todos os disparos. O arco é um esporte olímpico, praticado em recinto fechado. O arco e flecha é um esporte que requer grande capacidade de concentração e pontaria, assim como boas condições físicas, imprescindíveis para conseguir o equilíbrio adequado entre as várias partes do corpo que intervêm na execução do disparo. 

O Projeto, tem a finalidade de trabalhar com alunos de todas as séries/anos deste CEPMG, em especial, em faixas etárias distintas a saber:

11 - 12 anos - Básico

13 - 14 anos - Intermediário

15 - 16 anos - Avançado

NÍVEIS - ARCOS A SEREM UTILIZADOS 

Nível Básico - Arco Composto de fibra de vidro Predador III CO 032 BS  25 libras

Especificações Técnicas:

  • Comprimento total: 98cm

  • Peso total: 2,19kg

  • Peso de puxada: 35 a 65 libras (Regulável)

  • Distância de puxada: 26 a 32 polegadas

  • Velocidade inicial*: 260fps

  • Let-off: 70%

  • Material do limbo (arco, lâminas): Fibra de vidro

  • Empunhadura: Alumínio - Destro

  • Flechas Recomendadas: 25 a 31 polegadas

Nível Intermediário  - Arco Composto profissional Hori-Zone Vulture G2 60 Libras

Especificações Técnicas:
Comprimento total: 86 cm. 
FPS inicial: 260
Material: seu corpo é todo em alúminio e seus limbos em fibra de vidro.
Modelo: Destro
Peso: 1,714kg
Material do corpo: Magnésio

Nível Avançado  - Arco Composto profissional EOS Hunter Crosman 90 Libras

Especificações técnicas:
Comprimento (cm): 82,5
Diâmetro (mm): 8
Material: Fibra de vidro
Peso (g): 35
Tipo: Flechas para Arcos Xavante, Tupy e Similares

METODOLOGIAS 

As aulas ocorrerão nos contra turnos, em especial aos sábados, com turmas de no  máximo dez (10) alunos, no período matutino. Os equipamentos deverão ser adquiridos pelos alunos e a manutenção e guarda será de responsabilidade dos pais.

CUSTO DO PROJETO

Aulas Mensais = As aulas mensais serão custeadas pelos alunos

Bolsas: 30% das turmas serão bolsistas

Valores dos Arcos:

Nível Básico = 550,00

Nível Intermediário = 1.700,00

Nível Avançado = 2.500,00

Acessórios Obrigatórios:

Luvas de punho

Flechas em fibra de vidro

CEPMG NN

Escola de Civismo e Cidadania

Colégio Militar

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon